domingo, 20 de novembro de 2011

MILTON SANTOS E O “GLOBALITARISMO”
 

Por: Rosiane Castro

O geógrafo Milton Santos foi um dos poucos pensadores brasileiros realmente preocupado com os grandes problemas em relação à população marginalizada pelo perverso processo de globalização. Ele não era contra a globalização e sim contra o modelo da globalização vigente no mundo atual, o qual era chamado por ele de “globalitarismo”.
O Mundo Global Visto do Lado de Cá, é um documentário que foi produzido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, onde ele e o geógrafo Milton Santos discutem os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias e dos países chamados “em desenvolvimento”.  Silvio traz um cenário em que a globalização mostra toda sua crueldade. Falas e imagens do centro e da periferia evidenciam o abismo existente entre ricos e pobres, revelando o dinamismo do processo do cidadão protagonista dos tempos agonizantes da globalização.
Durante o documentário, Milton se refere com frequência ao termo “globalitarismo”, termo utilizado por ele para expressar o totalitarismo que as nações hegemônicas impõem sobre as camadas populares, seja no âmbito econômico ou social. Segundo o geógrafo, estamos vivendo um segundo momento da globalização, onde se apresenta uma fragmentação dos territórios.
Ele se refere também ao humanismo como sendo o motor inicial da globalização, que é substituído pelo consumo excessivo. Propõe novas maneiras de se combater a informação desfigurada na maioria das vezes pela mídia. Onde a partir destas informações, a realidade dos fatos como por exemplo: o desemprego, a pobreza e até a miséria são vistos como algo normal. O documentário deixa claro que somos manipulados a todo instante pela mídia, de forma que só enxergamos e ouvimos o que é transmitido por ela. Devemos por um ponto final nesta situação, e mudar nossas concepções em relação à sociedade consumista.

Devemos enxergar o próximo como um cidadão que possui necessidades e carências como as nossas. Infelizmente hoje em dia não há espaço para a maioria da população nem se quer para garantir seus itens básicos de sobrevivência.
Hoje não se vê democracia de fato e a cidadania infelizmente está se tornando uma utopia. O que realmente existe é uma falsa democracia convocada a cada quatro anos. Precisamos compreender que a nossa cidadania realmente tem que ser posta em prática a todo o momento. E uma das alternativas para tal prática são os movimentos populares. Apesar destas manifestações não mudarem todo o sistema, mudam situações, o que já é um bom começo. O que devemos ter em mente é que a mudança deve partir de todos nós.
imagem extraída de : http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/10/brasil-tem-protestos-apoiando-iniciativa-mundial-de-indignados.htm



7 comentários:

  1. É espantoso se deparar com uma postagem tão rica de informações culturais, noções políticas, sociais, humanitárias que não tenha atingido um público reacionário. É difícil aceitar essa situação em que se despreza a visão da esperança de um mundo vivido a partir do exercício da verdadeira cidadania.
    Esse documentário deveria ser assistido, entendido e interpretado por todo e cada cidadão do planeta terra!
    Inspirador!
    Obrigado por compartilhar essa joia!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Somos Todos Iguais, queria saber, o blog está ativo? Tem que continuar, oras, muito belo o post do Milton Santos! E, porque remover comentários? Tem mais é que aproveitar e, debater idéias com qualquer um!

    ResponderExcluir
  4. Show..show..shooow...todos os comentarios estão "maravilhotimos".Vi em cada um, um vies dinamico e politizado sobre a problematica autal. Forte abraço a todos!!

    ResponderExcluir